O túnel do Marão abrirá ao tráfego às zero horas do próximo domingo, depois da inauguração da Auto-estrada do Marão, no sábado, anunciou o Ministério do Planeamento e Infra-estruturas.

Túnel do Marão

A partir de domingo será, finalmente, possível viajar em auto-estrada desde o Porto/Matosinhos até à fronteira de Quintanilha, percorrendo aquele que é, de facto, o trajecto mais curto entre o Norte e a Europa além-Pirinéus.

Percorrer a nova via custará 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4). Apesar dos apelos em contrário da Comissão de Utentes da A4 e do Bloco de Esquerda e de “Os Verdes”.

A Auto-estrada do Marão  tem uma extensão de 26 quilómetros, dos quais quase seis desenvolvem-se em túnel. Começou a ser construída em 2009 e esteve parada por três vezes. Representa um investimento de cerca de 270 milhões de euros. Concluir o túnel custou 88 milhões.

A Auto-estrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.

A velocidade máxima permitida na travessia do Marão é 100 km/h e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.

 

 

Comments are closed.