Circular no túnel do Marão custará 1,95 euros, no mínimo, e 4,9 euros, no máximo, ficou hoje a-se. A infra-estrutura rodoviária deverá ser inaugurada em meados do mês.

tunel+do+marão+2

Com uma extensão de 5,6 quilómetros, o túnel cruza a serra do Marão, constituindo o troço nevrálgico da Auto-estrada do Marão, que liga Amarante a Vila Real.

Além de reduzir a distância a percorrer, o túnel contribuirá para aumentar a segurança do tráfego rodoviário na zona, ao permitir evitar a utilização do IP4, sujeito aos nevões, fortes ventos e bancos de nevoeiro.

A existência de portagens é justificada pelos custos da construção do túnel e também com o facto de existir um traçado alternativo, o referido IP4, que se manterá operacional.

A cobrança das portagens será feita por um modo electrónico semelhante ao existente nas ex-Scut. Os pesados de mercadorias beneficiarão de descontos de 10% no período diurno e de 25% à noite, fins de semana e feriados.

Com a abertura do túnel do Marão ao tráfego, prevista para meados do mês corrente, ficará disponível uma ligação em auto-estrada do Porto e Norte à vizinha Espanha, alternativa à A25.

 

Comments are closed.