A Turkish Cargo vai operar um avião cargueiro entre o Porto e Istambul, a partir do próximo domingo, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Ricardo Lemos, da ALG GSA.

Um cargueiro A330 da Turkish esteve no passado domingo no aeroporto Francisco Sá Carneiro, para testar os últimos detalhes operacionais do serviço que a companhia turca prepara para o mercado nortenho.

O primeiro voo “a sério” está previsto para o próximo domingo, dia 19. E a partir daí as ligações serão semanais, adiantou o responsável nortenho da ALG GSA, que representa em exclusivo a companhia para o mercado nacional.

O avião chegará ao Porto proveniente de Madrid e partirá para Istambul às 10h10, tendo a chegada prevista para as 17h20 (hora local). Em cada voo, o A330 cargueiro pode transportar 65 toneladas.

A integração do Porto no network de cargueiros da Turkish Cargo é justificado pela “constatação de um enorme potencial de exportação e importação da zona Norte do pais, fortemente industrializada e com pouca oferta ao nível de cargueiros”, referiu Ricardo Lemos.

“Componentes para a indústria automóvel, têxteis, cortiça, electronics, etc.” são os principais sectores na mira da companhia turca, acrescentou.

A vinda do cargueiro da Turkish para o Porto é também o corolário da evolução do negócio da companhia no mercado. Não por acaso, Mustafa Durma, o cargo manager da Turkish Cargo, “está sediado em regime de permanência no Porto”.

A companhia está em Portugal há dez anos, sempre a crescer, mas com especial “relevo para os últimos quatro, em que a TK começou a voar paro o Porto , tendo registado um crescimento sustentado na ordem dos 46% ao ano com a implementação de vários camiões a sair de LIS e OPO para MAD para os 3 cargueiros semanais ex MAD”, resumiu Ricardo Lemos.

Além do cargueiro, a oferta da Turkish Cargo compreende o espaço do porão dos seus B737-800 que voam  duas vezes por dia a partir de Lisboa (e nos meses de Verão haverá alguns A330), e  todos os dias a partir do Porto (duas vezes por dia, em alguns dias de Julho e Agosto).

E há, claro, os serviços de camião, duas vezes por semana, até Madrid, com ligação aos cargueiros da companhia.

» LER MAIS

This article has 1 comment

  1. luis pereira

    Mais 1 vez o Porto adianta-sse a Lisboa, agora na carga aérea, é 1 vergonha para a capital e Parabéns para a capital do Norte que produz ao contrário da do Sul, era bom que a DHL também ficasse apenas no Porto !!