A construção do Kanal Istambul, planeado para reduzir o tráfego no Bósforo, deverá iniciar-se este ano, anunciou o ministro de Transportes da Turquia.
O Kanal Istanbul terá 45 km de extensão e ligará o Mar Negro, a partir da região de Durusu, e o Lago Kucukcekmece, no Mar de Mármara. Dados do Ministério do Ambiente da Turquia indicam que o canal terá fundos de -25 metros e 250 a 1 000 metros de largura.
A construção transformará a metade europeia de Istambul numa ilha.
As autoridades turcas não revelam o custo exacto da estrutura, mas dão conta que será financiada através de parcerias público-privadas e que a mesma faz parte do projecto de construção mais caro da Turquia. Que prevê, inclusivamente, a construção de um terceiro aeroporto.
O trânsito pelo canal poderá ficar sujeito ao pagamento de “portagens”.
O Bósforo é uma das vias navegáveis mais movimentadas do mundo, tendo registado 42 mil navios em 2016, número que compara com os 16 800 que transitaram o Canal de Suez nesse ano.
Além do mais, é a a única saída marítima para a Bulgária, Roménia, Ucrânia e Geórgia, bem como para os portos russos do Mar Negro.
A construção do Kanal Istambul não é, porém, consensual, havendo quem denuncie os prejuízos ambientais que implicará.