As limitações à navegabilidade no estreito de Bósforo custam anualmente aos carregadores 1,4 mil milhões de dólares. Istambul quer resolver o problema com uma nova ligação ao Mar Negro.
O projecto de uma nova via navegável tem um custo estimado de dez mil milhões de dólares e poderá demorar oito anos a ficar concluído. O canal deverá ligar o Mar Negro com o Mar de Mármara, numa extensão de 45-50 quilómetros, com uma profundidade de 25 metros e ma largura de 150 metros, características que permitirão a passagem de navios de até 300 mil toneladas TDW.
O novo canal, a ser construído, nascerá a oeste de Istambul, cruzando uma zona de florestas e, na prática, transformando numa ilha a “capital” europeia da Turquia.
Actualmente cruzam o estreito de Bósforo cerca de 56 mil navios mercantes/ano, dos quais cerca de dez mil são navios-tanques carregando uns 145 milhões de toneladas de crude. E a tendência é para o aumento do tráfego, o que levanta questões de segurança.
A grande afluência de navios e o facto de o Bósforo ter apenas 700 metros de largura na sua parte mais estreita motivam esperas que, defendem as autoridades turcas, custam anualmente 1,4 mil milhões de dólares aos carregadores.
O canal Istambul, como é denominado, não substituirá o Bósforo, antes servirá como um “bypass” àquela via.