Uma vez mais, a Tutorial é mais rápida e anuncia já para Março o lançamento da versão portuguesa do ADR 2019.

A apresentação do “novo” ADR acontecerá em Lisboa (a 20 de Março) e no Porto (no dia 22), seis meses antes de esgotado o período transitório. E assim as empresas portuguesas terão mais tempo para se prepararem para as novas regras do transporte internacional rodoviário de mercadorias.

E são mais de 500 as alterações introduzidas relativamente à anterior edição do ADR, de há dois anos apenas, alerta a Tutorial.

Destacam-se “o alinhamento de critérios aplicados às matérias corrosivas, os cuidados acrescidos com as matérias que polimerizam e a criação de 15 novos números ONU, que maioritariamente irão colocar sob escrutínio os objectos que possam conter mercadorias perigosas nos seus circuitos”, sublinha a consultora.

“Há também um alargamento do âmbito da obrigação de nomeação de Conselheiros de Segurança, que poderá estender-se a muitas empresas produtoras de resíduos classificados como perigosos para o transporte”, acrescenta.

Como é usual, o lançamento da versão portuguesa do ADR será feito em sessões técnicas onde serão apresentadas as principais alterações e respondidas dúvidas que essas mudanças suscitem.

Os interessados em participar podem inscrever-se aqui (Lisboa) ou aqui (Porto). O custo da inscrição é de 75 euros, incluindo a sessão técnica, o almoço e o momento de networking.

O TRANSPORTES & NEGÓCIOS é Media Partner de mais esta iniciativa da Tutorial.

Esta é a quinta edição do ADR versão portuguesa realizada pela Tutorial. A caminho está já a versão portuguesa do Código IMDG (emendas 39-18).

 

Este artigo tem1 comentário

  1. Sou Conselheiro de Segurança, gostaria de estar presente mas a inscrição esta muito cara para quem como eu tem encontrado uma COLOSSAL dificuldade em exercer esta actividade, pois as empresas simplesmente NÃO QUEREM SABER e por outro lado a fiscalização NÃO FUNCIONA.
    Tenho muita pena que assim seja.