Doze anos volvidos sobre a sua entrada plena em vigor, o Código IMDG, sobre o transporte marítimo de mercadorias perigosas, terá a sua primeira edição integral em português, numa iniciativa da Tutorial. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS é o Media Partner.

Wasserschutzpolizei Hamburg

O Código IMDG (de International Maritime Dangerous Goods Code) aplica-se ao transporte marítimo de mercadorias perigosas em embalagens ou em contentores e regulamenta a aplicação do Capítulo VII, Parte A da Convenção Internacional de 1974 para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS) e os princípios estabelecidos no Anexo III da Convenção MARPOL, relativa à Prevenção da Poluição por Navios.

Na prática, e simplificando, o Código IMDG está para o transporte marítimo como o ADR está para o transporte rodoviário de mercadorias perigosas. A Tutorial publica desde 2011 a versão portuguesa do ADR e agora aventura-se com o Código IMDG.

E trata-se, de facto, de uma edição de fôlego, em dois volumes, com mais de mil páginas, e que inclui as emendas 37-14 e as correcções introduzidas pela IMO em Dezembro do ano passado.

O lançamento público da edição portuguesa do Código IMDG realizar-se-á a 10 de Maio, em Lisboa, na sede da Agepor, e a 12 de Maio, em Leixões, no Auditório Infante D. Henrique da APDL, em ambos os casos no período da tarde.

Em ambos os eventos haverá uma sessão técnica de enquadramento da temática do transporte de mercadorias perigosas e de apresentação do Código e das emendas e correcções entretanto nele introduzidas.

A participação nas sessões é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória, através do e-mail geral@tutorial.pt.

Este artigo tem1 comentário

  1. Parabéns por finalmente alguém ter tido a iniciativa de nos proporcionar o IMDG em português. Terei todo o prazer em estar presente