A Tutorial, Lda anuncia para Abril o lançamento da edição de 2017 da versão portuguesa do ADR (Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada). Uma vez mais, o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apoia a iniciativa.

ADR

As sessões de lançamento ocorrerão em Lisboa, a 18 de Abril, e no Porto, a 20 de Abril. Como é habitual, tratar-se-á de eventos eminentemente técnicos, em que serão abordadas as novidades introduzidas no ADR para o corrente biénio, em que se “levantará o véu” sobre como são feitas as alterações regulamentares, e em que se falará sobre os equipamentos obrigatórios a bordo (onde há também novidades).

As alterações em causa resultam maioritariamente da adopção e adaptação das regras definidas na 19.ª edição do Regulamento Tipo das Nações Unidas (Livro Laranja), em mais um ciclo bianual conforme estabelecido na década de 70.

A edição 2017 do ADR tem um período transitório geral de seis meses, por forma a uma adopção gradual das regras impostas nos transportes internacionais efectuados entre as agora 49 Partes contratantes do acordo, após a adesão da Geórgia.

As modificações, indicações de supressão e adopção de novas regras estendem-se por mais de uma centena de páginas, disponíveis no sítio da CEE-ONU, e que, após terem sido apresentadas como proposta de emendas por Portugal (que assume a presidência do WP.15 desde 1996, na pessoa de José Alberto Franco), já foram objecto de correcções e adendas.

Obviamente, com mais este conjunto de alterações é reiterada a importância da formação de todos os intervenientes no transporte, com destaque para os que se encontram habilitados como Conselheiros de Segurança.

Os comentários estão encerrados.