A partir de agora, os comboios provenientes do Sul e destinados ao TVT já podem aceder ao terminal de Riachos directamente, sem andarem “para a frente e para trás”. A Infraestruturas de Portugal (IP) conclui o novo acesso.

tvt

 

O investimento rondou os 270 mil euros. Em comunicado, a IP justifica a obra (prevista no PETI) com o objectivo de “aumentar a operacionalidade da infraestrutura, potenciando o transporte ferroviário de mercadorias, garantindo a redução dos tempos de transporte e antecipando a disponibilização das mercadorias aos clientes”.
No essencial, foi construída uma ligação a partir da estação de Riachos (localizada a Sul do Terminal Multimodal do Vale do Tejo), que permite, “desde já, que os comboios de mercadorias, em tracção diesel, provenientes de Sul tenham acesso directo às instalações do TVT”, evitando a subida até à estação do Entroncamento, porque o único acesso até aqui existente era do lado Norte.
As distâncias podem ser curtas em quilómetros mas a melhoria agora introduzida representa uma poupança de “pelo menos uma hora” na operação ferroviária.
“A empreitada previu ainda a execução de algumas intervenções complementares de construção necessárias à futura motorização dos aparelhos de via e à implementação do sistema de sinalização electrónica, a desenvolver futuramente tal como a electrificação da ligação ao TVT”, acrescenta o comunicado da IP.

Comments are closed.