A United Arab Shipping Company (UASC) elevou de cinco para 11 navios a encomenda de porta-contentores de 14 500 TEU colocada em Agosto do ano passado junto dos estaleiros sul-coreanos da Hyundai Heavy Industries (HHI).
Como na altura foram encomendados também cinco navios de 18 800 TEU (com opção para mais um, ainda não exercida), o valor total do negócio ascende agora a mais de dois milhões de dólares.
O primeiro navio de 14 500 TEU deverá ser entregue em Novembro próximo, enquanto a primeira unidade de 18 800 está prevista para Abril de 2015.
Actualmente a UASC ocupa o 19.º lugar no ranking mundial dos operadores de transporte marítimo de contentores, com uma capacidade de 274 mil TEU. A encomenda agora alargada representa praticamente outro tanto.
Os navios de 18 000 TEU serão alinhados no novo serviço Ásia-Europa que a UASC se propõe operar em parceria com a CSCL (que também já encomendou navios de 18 000 TEU para o efeito).
Além de investir nos navios de maiores dimensões, a UASC está igualmente apostada em reduzir custos mediante a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível alternativo ao tradicional bunker.