A ‘Uber dos camiões’ chinesa, a Huochebang, que liga transportadoras e empresas que precisam de transportes, vale já mais de mil milhões de dólares (915,6 milhões de euros), informou hoje a revista Caixin.

huochebang - Uber dos camiões

A empresa realizou mais uma ronda de financiamento, liderada pelo motor de busca Baidu – o Google chinês -, com a qual encaixou 156 milhões de dólares (142,9 milhões de euros). O capital servirá para expandir os seus negócios, alargar a sua base de usuários e contratar mais pessoal, segundo fonte da empresa citada pela revista de informação financeira Caixin.

A Huochebang foi fundada em 2011, com o apoio do gigante chinês da Internet Tencent, e conta actualmente com 2,6 milhões de veículos e 2,3 milhões de condutores registados.

O seu sucesso assenta no facto de o sector do transporte rodoviário de mercadorias chinês ser muito fragmentado, composto sobretudo por camionistas independentes que representam 75% dos transportes comerciais do país.

A empresa assegura que poupa mais de 60 000 milhões de yuan (7 973 milhões de euros) anualmente em combustível aos cinco milhões de camionistas do país, ao maximizar cada deslocação.

Além do seu negócio de transporte, a Huochebang também está a acumular dados sobre o consumo de combustível por quilómetro e de despesas com portagens, que utilizará para oferecer serviços financeiros aos camionistas.

 

Comments are closed.