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UE dá 813 milhões para a Alta Velocidade

por T&N
17/07/2024
em Infra-estruturas
1
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A primeira fase da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa vai receber um co-financiamento comunitário de 813,16 milhões de euros.

O projecto português da Alta Velocidade é um dos 134 seleccionados no âmbito da chamada de Janeiro do Mecanismo Conectar a Europa (CEF, na sigla em Inglês), e um dos que receberá um maior co-financiamento.

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Numa corrida contra o tempo, Portugal lançou em meados de Janeiro o concurso para o primeiro troço (Porto – Oiã)  da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa e no final do mês a Infraestruturas de Portugal apresentou a candidatura ao CEF, num total de 875 milhões de euros (729 milhões de euros do “envelope CEF Coesão” e 146 milhões do “bolo” geral).

A candidatura abrangeu a primeira fase da linha de Alta Velocidade, correspondente aos troços Porto – Oiã e Oiã-Soure.

De acordo com o comunicado hoje emitido pela Comissão Europeia, a candidatura portuguesa aprovada corresponde à “construção da primeira fase da nova linha de Alta Velocidade entre Lisboa e o Porto, abrangendo 142 km de obras ferroviárias e 51 km de novas ligações em via única e que terá como principais benefícios o reforço da qualidade e da interoperabilidade da rede de Alta Velocidade, permitindo uma futura ligação ferroviária entre Portugal e Espanha e a redução das emissões de gases com efeito de estufa”.

Dos 813 milhões de euros hoje atribuídos pelo Bruxelas, 729 milhões (correspondentes ao “envelope” do Fundo de Coesão) serão passados para as futuras concessionárias das duas PPP, à razão de 480 milhões de euros para o troço Porto – Oiã e 249 milhões de euros para o troço Oiã – Soure, com isso reduzindo “os pagamentos de disponibilidade que serão devidos às concessionárias durante os primeiros 25 anos de exploração da infra-estrutura”, justificou na altura a Infraestruturas de Portugal.

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    10 meses atrás

    Vamos desejar que o grupo 100 % LUSO, com esta 1a Vitória a MOTA ENGIL ganhe músculo financeiro para a batalha contra as mega construtoras que vão tentar ganhar o BOLO da linha de alta velocidade, incluindo as novas pontes no Porto e em Lisboa !!

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