A Comissão Europeia aprovou a entrada da francesa SNCF no capital da espanhola Comsa Rail Transport, parceira da portuguesa Takargo na Ibercargo.

Tal como acordado em Abril passado, a operadora ferroviária pública francesa, através da subsidiária TFH, ficará com uma posição de 25% no capital da Comsa Rail, permanecendo os restantes 75% em mãos da Comsa-Emte.

A aprovação do negócio por Bruxelas baseou-se na evidência de que a “nova” entidade terá, ainda assim, reduzida expressão no mercado e, logo, não levantará problemas de concorrência.

No âmbito do acordo firmado entre a SNCF e a Comsa Rail, as duas companhias irão colaborar no desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias entre a Península Ibérica, França e o Centro da Europa.

A Comsa Emte, a SNCF e o operador logístico espanhol de base rodoviária Sesé formaram em Janeiro passado a Ibereuropa Rail Logistics, que se dedicará ao transporte de veículos automóveis entre Portugal (Autoeuropa), Espanha e Alemanha.

A Comsa Rail detém 50% da Ibercargo Rail. Os restantes 50% são detidos pela portuguesa Takargo. A operadora actua nos tráfegos ibéricos.

Comments are closed.