A União Europeia e o Brasil firmaram hoje um acordo que liberaliza o mercado das ligações aéreas entre a Europa e aquele país sul-americano.
“O que hoje alcançámos com o Brasil é um acordo que abrirá o mercado do transporte aéreo entre a União Europeia e o Brasil, o que trará benefícios económicos significativos para as empresas, os viajantes, o sector da aviação e as economias europeia e brasileira em geral”, declarou o vice-presidente da Comissão Europeia Siim Kallas, comissário europeu responsável pelos Transportes.
O acordo acaba com as restrições nas rotas, nos preços e na frequência dos voos entre as duas regiões.
O Brasil é de longe o maior mercado de transporte aéreo da América Latina e também um dos que regista um ritmo de crescimento mais acelerado.
A TAP tem no Brasil a sua principal fonte de receitas no exterior, beneficiando do facto de ser a companhia europeia com maior exposição àquele mercado. A liberalização das ligações com a União Europeia representará uma concorrência acrescida, para mais quando outras companhias europeias – como a Iberia ou mesmo a Lufthansa – demonstram uma grande apetência pelo enorme potencial do mercado brasileiro.