Facilitar o desenvolvimento de serviços de auto-estradas do mar é o objectivo do projecto IBUK – Corredor intermodal, seleccionado pela União Europeia para ser apoiado no âmbito da chamada de 2011 da RTE-Transportes.
Neste caso não se trata de colocar navios a navegar, mas antes de promover as condições que facilitarão o surgimento e o sucesso de AEM entre Espanha e o Reino Unido, mais propriamente entre Bilbau e Tilbury, investindo naqueles dois portos.
No lado espanhol, o projecto prevê o investimento nas acessibilidades ferroviárias, nomeadamente na ligação do porto de Bilbau a um terminal intermodal distante 120 quilómetros, onde será feita a transferência de cargas.
Para Tilbury propõem-se investimentos no terminal de contentores, nomeadamente em pórticos de cais e de parque.
Previsto está igualmente um projecto-piloto de tecnologias de informação e comunicação, para permitir a troca de informações em tempo real entre todos os stakeholders.
A iniciativa contará com um co-financiamento comunitário de sete milhões de euros e deverá estar concretizada até ao final de 2014.
Prevê-se que nos próximos 15 anos cerca de 225 milhões de toneladas-km serão retiradas das estradas para o mar, nas ligações entre Espanha e o Reino Unido.