A Adif recebeu mais 6,4 milhões de euros para o desenvolvimento do sistema de eixo variável para vagões de mercadorias.
O projecto do eixo variável para comboios de mercadorias está a ser desenvolvido desde 2015, pela Adif e pelas empresas de engenharia Azvi e Tria. Os primeiros testes reais aconteceram em Outubro do ano seguinte.
No entretanto, a tecnologia foi testada ao longo de mais de 100 mil quilómetros, primeiro, estando inicialmente prevista para este Dezembro a conclusão da última fase de testes, ao longo de mais de 150 mil quilómetros, por toda a Espanha, com os vagões carregados.
O eixo variável para os vagões de mercadorias pretende resolver a dificuldade levantada pela coexistência de diferentes bitolas no mesmo país (como é o caso de Espanha), ou pela existência de diferentes bitolas ao longo de trajectos internacionais.
A exemplo do que acontece já com os comboios de passageiros, com o eixo variável os comboios de mercadorias poderão mudar de bitola sem se deterem, passando pelos intercambiadores.
A Adif sustenta que a utilização do novo sistema pelo transporte ferroviário de mercadorias terá um “impacto socio-económico considerável”.