A Comissão Europeia decidiu hoje manter as restrições às operações da TAAG no espaço aéreo da UE. Na lista negra de Bruxelas continuam todas as demais companhias angolanas, da Moçambique (incluindo a LAM) e de S. Tomé e Príncipe (nomeadamente, a STP Airways).
No caso da TAAG, a companhia angolana apenas pode voar para a Europa com os seus cinco aviões B777 e quatro aparelhos B737-700, de acordo com a lista actualizada hoje divulgada.
Ontem, a Boeing anunciou a venda de mais três B777-300ER à opera angolana, um negócio já conhecido. Mas ficou a saber-se também que o contrato prevê a opção de compra para mais três aparelhos iguais.
Actualmente a TAAG voa com os seus B777 para Lisboa, Porto, Pequim, Dubai, São Paulo e Rio de Janeiro. Com as novas aeronaves, a companhia propõe-se aumentar o network e o número de frequências para os destinos mais promissores.
De acordo com a Boeing, os B777-300ER são 19% mais leves que os concorrentes directos e a sua operação 20% mais barata. Além disso, produzem menos 22% de dióxido de carbono. O seu alcance máximo é de 14 685 km.