A Comissão Europeia quer que Portugal e Espanha promovam a migração acelerada da bitola ibérica para a bitola UIC nas linhas da Rede Europeia de Transportes (RTE-T).
A pretensão de Bruxelas, que ainda deverá ser vertida em Regulamento, visa, desde logo, os corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede “core” da RTE-T. Mas deverá estender-se às demais linhas, da rede secundária e não só, desde que tenham interesse europeu.
De acordo com a notícia veiculada em Espanha, o Executivo europeu quer acelerar a interoperabilidade da rede ferroviária europeia. Por isso, e no caso da Península Ibérica, a estratégia passará por dar dois anos aos governos de Portugal e Espanha para delinearem um plano de migração da bitola, e impôr a migração do Corredor Atlântico e Mediterrâneo até 2030, das linhas da rede secundária (da RTE-T) até 2040 e das restantes até 2050.
Em Portugal, adianta a mesma notícia, Bruxelas já terá “imposto” que a nova linha Lisboa – Porto, prevista até agui para ser em bitola ibérica, seja construída de raiz em bitola UIC. Mesmo se será exclusiva para o transporte de passageiros.
Das cinco fronteiras ferroviárias existentes entre a Península Ibérica e França, apenas a de Perthus tem bitola UIC, mas os comboios somente podem circular até Barcelona.
A renovada aposta da Comissão Europeia na interoperabilidade ferroviária resulta, em boa parte, do arrastar da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que tornou ainda mais evidentes as fragilidades do mercado interno europeu em termos de redes de transportes e de energia.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou obter um comentário da Infraestruturas de Portugal sobre as opções de Bruxelas para a rede ferroviária ibérica, mas até ao momento não recebeu resposta.
A Espanha tem a quase totalidade das linha AVE em bitola UIC; uma das excepcções é a linha AVE para a Galiza. Até a 1ªlinha AVE Madrid/Sevilha inaugurada para a Expo 92 (há exactamente 30 anos!!! , note-se) é de bitola UIC.
Quando se afirma que, vindo de França (?) a linha não passa de Barcelona é incorrecto. Se já se pode ir em AV de Madrid a Paris sem mudar de comboio…mais: recentemente foi inaugurada a ligação AVE Madrid/Málaga que tem distãncia aproximada Madrid/Lisboa.
” e esta, hem?”