A Comissão Europeia lançou uma chamada, ao abrigo do CEF, para apoiar a criação de parques seguros ou a melhoria das áreas de descanso.
O orçamento disponível é de 100 milhões de euros. O objectivo último é estabelecer uma rede de parques seguros para os camiões e camionistas, um a cada 100 quilómetros, ao longo da rede rodoviária principal da RTE-T.
Os apoios a conceder visarão, quer a criação de novos parques seguros, quer a melhoria da segurança (nas vertentes safety and security) e dos serviços prestados nas áreas de repouso existentes.
O anúncio foi, naturalmente, bem recebido pela IRU e pela Federação Europeia dos Trabalhadores de Transportes (ETF). Num comunicado conjunto emitido a propósito, lembraram que existem apenas 300 mil lugares de estacionamento para camiões na UE, faltando mais uns 100 mil só para atender as necessidades actuais.
Mas o que é pior, sublinharam a IRU e a ETF, dos lugares existentes, apenas sete mil, ou menos de 3% do total, se situam em instalações com segurança certificada.