A United European Car Carriers (UECC) encomentou dois navios porta-automóveis (PTCC na sigla em inglês) híbridos ao estaleiro chinês Jiangnan Shipbuilding, com opção para mais dois.
Com um comprimento de 169 metros, uma largura de 28 metros e uma capacidade de carga de 3 600 unidades equivalentes a automóveis, os novos PTCC híbridos da UECC serão equipados com uma combinação de motores a GNL e baterias que reduzirá as emissões de CO2 em cerca de 25% face às embarcações tradicionais.
A Shanghai Merchant Ship Design & Research Institute (SDARI) liderará o projecto de design dos navios. Os PCTC serão classificados pela DNV GL e alinhados nas rotas europeias. A primeira embarcação tem entrega prevista para 2021.
A UECC, propriedade conjunta da NYK e da Wallenius Lines, é um operador de shortsea ro-ro. A companhia opera uma frota de 17 PTCC de média dimensão com capacidades de carga entre 1 060 e 4 750 unidades equivalentes a automóveis.