O primeiro navio porta-automóveis (PTCC na sigla em inglês) movido a gás natural liquefeito (GNL) foi entregue à norueguesa United European Car Carriers (UECC) pelo estaleiro NACKS (joint-venture entre a Kawasaki Heavy Industries e a Cosco), em Nantong, na China.
O navio será baptizado como Auto Eco quando chegar à Europa, o que está previsto acontecer no fim de Novembro. Trata-se do primeiro de dois navios-gémeos que a UECC, detida em partes iguais pela NYK Line e pela Wallenius Lines, encomendou.
Os dois PTCC, que vão ser alinhados em serviços na Europa, estão equipados com motores “dual fuel” que podem funcionar a GNL ou fuelóleo pesado e gasóleo naval.
Como o GNL não emite óxidos de enxofre ou partículas e muito menos óxidos de azoto e dióxido de carbono na comparação com o fuelóleo pesado e o gasóleo naval, estes navios cumprem as apertadas normas de emissões de enxofre na Europa.
Além disso, os PTCC têm homologação classe 1A finlandesa/sueca, a qual permite que naveguem todo o ano no região do Mar Báltico.