O Porto de Sines comemora este ano 40 anos, com um programa de iniciativas que se estende de Março a Dezembro e que junta a administração portuária, a comunidade portuária, a Câmara local e a aicep Global Parques.

Porto de Sines

O arranque será dado com a conferência “Sines 5.0 – Activo Estratégico da Economia Nacional”, a realizar em Março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. E quase a terminar, apenas antes da Festa de Anivesrsário, haverá, em Novembro, nova conferência, sintomaticamente dedicada a “Sines daqui a 40 anos”.

Foi a 19 de Junho de 1971 que foi publicado o Decreto-Lei que institui o Gabinete da Área de Sines (e daí se celebrar em Junho o Dia do Porto). Em 14 de Dezembro de 1977 foi criada a Administração do Porto de Sines (hoje Administração dos Portos de Sines e do Algarve).

Nestes 40 anos, Sines passou de “elefante branco” a primeiro porto nacional, movimentando mais de metade das cargas do sistema portuário, e de porto exclusivamente energético para hub de transhipment de contentores. E tem planos anunciados para continuar a crescer.

O programa das comemorações foi hoje apresentado, na presença do presidente da APS, José Luís Cacho, do presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, do presidente da aicep Global Parques, Francisco Palma, e do novo presidente da CPSI – Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida.

As iniciativas planeadas são as seguintes:

Março

Conferência Sines 5.0 – Ativo Estratégico da Economia Nacional: Fundação Calouste Gulbenkian

Lançamento do livro “40 anos, 40 Imagens”

Produção do filme/documentário “Sines – 40 Anos a Mover Portugal”

Abril/Maio

Exposição da Trienal de Arquitetura de Lisboa: CAS – Centro de Artes de Sines

Tall Ships 2017

Exposição Porto de Sines – 40 Anos a Mover Portugal

Junho e Julho

Concurso de fotografias para crianças

Comemorações do Dia do Porto de Sines – Dia aberto à comunidade

Corrida Porto de Sines

Concerto comemorativo

Feira do mar

Conferência: centro de negócios da ZILS / aicep

Setembro

Colóquio Internacional: “Sines e o seu Porto, História e Património”

Novembro

Conferência “Sines daqui a 40 anos”

Dezembro

Festa de aniversário de APS

Os comentários estão encerrados.