Quase um terço da frota mundial de porta-contentores não vale mais do que o peso em sucata, de acordo com a VesselsValue. Os navios panamax são os que mais sofrem, com 85% da frota naquela situação.
“Há, no presente, 2 028 navios porta-contentores com valor igual ou inferior ao seu valor de desmantelamento, contra 3 242 navios com um valor de mercado superior ao valor do seu peso em sucata”, refere a nota da consultora.
“Em termos de capacidade, 7,3 milhões de TEU estão no valor de sucata e 16,2 milhões de TEU estão acima. Isto representa 31,5% da frota global de contentores”, acrescenta a “VesselsValue”.
Por segmentos, o cenário mais sombrio está, sem surpresa, nos navios panamax. Com efeito, mais de 85% da frota daquelas embarcações, ou seja, 2,9 milhões dos 3,3 milhões de TEU totais, não valem mais do que o peso em sucata.
Para se ter uma ideia, na frota pós-panamax, apenas 36,7% dos navios (3,3 milhões de 8,9 milhões de TEU) tem valor igual ou inferior ao de desmantelamento.