A Comissão Europeia vai lançar um site no qual disponibilizará as tarifas de entregas transfronteiriças de pequenas encomendas. O objectivo de Bruxelas é fomentar o comércio electrónico no espaço da União Europeia.

dhl

O portal permitirá que consumidores e empresas comparem preços, o que poderá melhorar a transparência dos serviços de entrega de encomendas, de acordo com as autoridades comunitárias.

As pequenas companhias de entrega de encomendas serão, porém, excluídos da obrigação de fornecer as suas tarifas, para evitar encargos administrativos excessivos para estas e para as administrações nacionais.

No presente, 44% dos consumidores europeus que fazem compras online recorrem a sites do seu próprio país, enquanto apenas 15% realizam as encomendas para outro Estado-membro da UE. Os altos custos de transporte são a principal razão, por isso espera-se que a maior transparêmia e, em última análise, as tarifas mais baratas, incentivem mais esse tipo de compra e, assim, mais retalhistas vejam na Internet um bom canal para escoarem os seus produtos.

Comments are closed.