A Unifeeder e a MSC foram os grandes vencedores no tráfego de contentores no intra-Mediterrâneo no ano findo, de acordo com a Alphaliner.
A Unifeeder praticamente triplicou a sua quota de mercado, com o lançamento de vários serviços e a colocação mais e maiores navios, ao passo que a MSC reforçou a sua posição de liderança distanciando-se dos principais concorrentes globais.
A oferta de capacidade no shipping de contentores no intra-Mediterrâneo cresceu 9,3%, ou cerca de 50 mil TEU, ao longo do ano findo, com mais navios alocados (368 versus 346 em Dezembro de 2023) e maiores (capacidade média de 1 499 TEU vs. 1 463).
A Unifeeder lançou sete serviços no intra-Mediterrâneo no ano findo, e aumentou a frota de sete para 20 navios, num total de 24 mil TEU.
A MSC, de longe a companhia que mais cresceu em 2023, reforçou significativamente a sua vantagem sobre os demais players também no Mediterrâneo, aumentando a sua quota de mercado em mais de três pontos percentuais, enquanto a CMA CGM, a Arkas e a Maersk reduziram a sua exposição a este mercado.
Juntos, os principais operadores globais continuam a controlar 65% do mercado do Mediterrâneo, deixando apenas 35% para os operadores regionais e operadores de feeders, sublinha a Alphaliner.