A partir de 1 de Novembro, a Unifeeder assegurará o transporte de contentores entre os terminais do porto de Hamburgo, em alternativa aos camiões.
A iniciativa junta a autoridade portuária de Hamburg, a Unifeeder e duas empresas de desenvolvimento de software (que criaram a solução digital para o processo, incluindo o tratamento alfandegário das mercadorias).
No porto de Hamburgo é muito frequente os contentores de transhipment terem de movimentar-se entre diferentes terminais quando mudam de navio (por exemplo, de um maior para um mais pequeno, ou vice-versa).
A Unifeeder opera ali cerca de 85 escalas semanais, pelo que dispõe da capacidade para assegurar o transporte de contentores entre terminais. Para já, entre os terminais HHLA (CTA, CTT e CTB) e Eurogate e, num futuro próximo, também com o Süd-West Terminal.
O objectivo da Unifeeder é captar para os navios cerca de 50% dos contentores movimentados entre os terminais por camião. Com isso, reduzir-se-ão as emissões poluentes e, não menos importante, atenuar-se-ão os problemas resultantes da falta de motoristas, que reduz a oferta de transporte rodoviário e tem motivado longos tempos de espera no porto alemão.
De acordo com os promotores do projecto, o encaminhamento por navio dos contentores entre terminais poderá retirar das estradas milhares de contentores por ano.
O porto de Hamburgo contou cerca de 3,3 milhões de TEU de transhipment em 2021, mas nem todas as transferências de contentores entre terminais resultam, de facto, em operações de transhipment.