Quarta-feira, Maio 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024

por T&N
09/05/2025
em Mobilidade
0
Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A rede Unir de autocarros da AMP transportou, no primeiro ano, cerca de 35 milhões de passageiros, ou talvez mais, porque houve validações não contabilizadas.

“No ano de 2024 foram registadas cerca de 35 milhões de validações na rede Unir, mas nós temos noção que este número é inferior ao real, porque houve um conjunto de problemas com a bilhética e na articulação entre a AMP e o TIP” (antigo agrupamento Transportes Intermodais do Porto, que geria a rede Andante), disse hoje o presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins.

Os números foram apresentados durante uma reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), órgão que reúne os 17 autarcas da AMP.

Lertambém

BRT de Braga avança no primeiro semestre de 2025

BRT de Braga vai a concurso esta semana

13/05/2025
Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

09/05/2025
De acordo com a apresentação, a que a “Lusa” teve acesso, das validações totais contabilizadas em 2024 (31,3 milhões), no lote 1 (Maia/Matosinhos/Trofa) registaram-se 10,1 milhões, no lote 2 (Gondomar/Valongo/Paredes/Santo Tirso) 10,8 milhões, no lote 3 (Vila do Conde/Póvoa de Varzim) 1,5 milhões, no lote 4 (Vila Nova de Gaia e Espinho) 7,2 milhões e no lote 5 (Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Arouca, São João da Madeira e Vale de Cambra) 1,7 milhões.

As receitas das validações atingiram 26,5 milhões de euros, sendo 9,1 milhões de euros do lote 1, 7,9 milhões do lote 2, 1,7 milhões do lote 3, 5,6 milhões  do lote 4 e 2,4 milhões do lote 5.

A remuneração aos operadores foi de 14,7 milhões de euros (lote 1), 16,4 milhões (lote 2), 5,8 milhões (lota 3), 7,8 milhões (lote 4) e 7,6 milhões (lote 5), num total de 52,3 milhões de euros.

Já no primeiro trimestre de 2025, a rede Unir registou um crescimento dos números de validações, que no lote 1 passaram de 2,2 milhões para 2,4 milhões (+27%), no lote 2 de 2,4 milhões para 3,1 milhões (+29%), no lote 3 de 0,4 milhões para 0,5 milhões (+25%), no lote 4 de 1,5 milhões para 2,1 milhões (+40%) e no lote 5 de 0,4 milhões para 0,6 milhões (+50%).

Quanto ao Andante e à incorporação do TIP na TMP, Marco Martins alertou para a existência de uma “estrutura financeira colapsada” com “dividendos distribuídos antes da tomada de posse da TMP” e “compromissos financeiros herdados de cerca de quatro milhões de euros assumidos sem a verba assegurada”.

“Há muita contratação. O sistema informático é obsoleto, é de 2003 e tem sido renovado com ‘upgrades’ mas não tem sido alterado” e “nem orçamento para 2025 existia”, disse Marco Martins, apontando ainda à não cobrança de comissão em títulos gratuitos, que diz representar “uma perda de mais de meio milhão de euros de receita por ano”.

O presidente da TMP disse ainda que o negócio, apesar de resultados positivos nos últimos anos, “se está a aproximar do zero e até do negativo, porque a comissão de validação, que é de um cêntimo”, sempre que um título Andante é validado, “não é revista desde nunca”.

“Há uma conta que nunca ninguém tinha feito e que nós fizemos, que é um assunto que mais à frente teremos que falar: é que as lojas Andante dão 1,4 milhões de euros de prejuízo por ano”, alertou.

Marco Martins disse que os estudos previam o arranque da TMP com 40 pessoas, mas há 107 se contabilizados os contratados externamente, com “peso significativo na parte financeira”.

Até ao final do ano, a TMP pretende passar de 39 pessoas no quadro para 50, mais 12 em ‘call-centers’, subindo progressivamente até 95 pessoas até final de 2028.

Já decorrem obras nas novas instalações da TMP na zona das Antas, estimando-se estarem prontas até final de Junho.

Para já, até ao final de Maio devem ser instaladas as paragens da Unir nos terminais do Porto, lembrando Marco Martins que “a falta de paragens ainda é uma realidade em 35% dos municípios”.

Notícias Relacionadas

Marco Martins "estreia-se" no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS
Rodoviário

Marco Martins “estreia-se” no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS

19/03/2025
TMP quer reforçar controlo dos operadores da UNIR
Mobilidade

TMP quer reforçar controlo dos operadores da UNIR

13/03/2025
Marco Martins "estreia-se" no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS
Mobilidade

TMP arranca com orçamento de 241 milhões

12/03/2025
A seguir
Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Greves: nem ruído, nem silêncio

Greves: nem ruído, nem silêncio

14/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025
Concessões portuárias renderam 34 milhões

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados