A UPS vai adquirir dez mil veículos eléctricos à Arrival, de que se tornou accionista minoritária através da UPS Ventures.
A UPS anunciou mais um passo na sua estratégia de electrificação. A sua capital de risco UPS Ventures investiu no fabricante de veículos eléctricos Arrival, ao qual a operadora logística adquirirá dez mil unidades.
Ao abrigo do acordo de parceria, UPS e Arrival vão colaborar no desenvolvimento de uma gama de veículos eléctricos dotados de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), uma tecnologia projectada para aumentar
a eficiência operacional e de segurança, potenciando também os movimentos automatizados nos
armazéns da UPS, e que começará a ser testada no final do ano corrente.
A Arrival produz os componentes principais das suas viaturas – chassis, motorização, carroçaria e gestão electrónica -, deixando os “acabamentos” à medida das necessidades dos seus clientes. Além disso, privilegia um design modular, o que facilita a manutenção e reduz custos.
“A UPS está a construir uma frota integrada de veículos elétricos, combinada com uma inovadora tecnologia de carregamento de frotas em larga escala”, afirmou Juan Perez, Chief Information and Engineering Officer da UPS, citado em comunicado de imprensa. “À medida que se acentuam as tendências de crescimento populacional,
de migração urbana e do comércio electrónico, reconhecemos a necessidade de trabalhar com parceiros em todo o mundo para solucionar os desafios que o congestionamento das estradas e a poluição colocam aos nossos clientes e às comunidades que servimos. Os veículos eléctricos constituem a pedra angular da nossa estratégia de transporte urbano sustentável. Assumir um papel ativo de investimento na Arrival permite que a UPS colabore no projecto e produção dos veículos eléctricos de entregas mais avançados do mundo.”
A Arrival vai produzir os veículos em micro fábricas, usando materiais leves e duráveis que a empresa projecta e cria internamente. Como investidor, a UPS tem a opção de acelerar pedidos, conforme necessário.
A Arrival é o primeiro fabricante de viaturas comerciais a fornecer veículos de entrega eléctricos criados de acordo com as especificações da UPS e com uma estratégia de produção à escala global. A UPS e a Arrival colaboram desde 2016 e em 2018 anunciaram que iriam desenvolver uma frota piloto de última geração com 35 veículos eléctricos de entregas, que seriam testados em Londres e Paris.