A UPS vai duplicar o número de comboios de platooning de camiões autónomos efectuados pela start-up TuSimple nos EUA.
A TuSimple, com sede em San Diego, já transportava encomendas para a UPS entre Phoenix e Tucson (Arizona), com dez percursos semanais de cerca de 650 km. A partir de agora, fará dez viagens adicionais, numa nova rota entre Phoenix e El Paso (Texas), com à volta de 500 km.
A UPS investiu na start-up em Agosto de 2019, tomando uma participação minoritária na companhia. “Estabelecemos uma parceria com a TuSimple para explorar a tecnologia de condução autónoma no quadro do nosso programa Global Smart Logistics Network, que visa melhorar a eficácia da nossa rede, a segurança e o serviço ao cliente. A TuSimple é um dos pioneiros nesse domínio, portanto, seria lógico estender os testes a rotas adicionais”, indicou Scott Price, director de estratégia e transformação da UPS.
A TuSimple usa a sua tecnologia de condução autónoma numa frota de cerca de 40 camiões Navistar e Peterbilt, de Classe 8 (a gama pesada dos Estados Unidos). A tecnologia permite uma condução autónoma de nível 4 (o motorista não precisa de tocar no volante nos troços de auto-estrada). Por enquanto, de acordo com os regulamentos, um motorista de segurança deve seguir ao volante, mas a start-up planeia realizar operações sem ninguém a bordo em 2021.
Actualmente, a TuSimple tem 18 clientes contratados e faz cerca de 20 viagens autónomas por dia.