A UPS chegou a acordo com a TNT Express para a compra da empresa holandesa por 6,8 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros).
A companhia norte-americana, que havia visto a sua primeira proposta ser rejeitada, em meados de Fevereiro, aumentou a contrapartida em dinheiro para os 9,5 euros por acção, o que representa um prémio de 54% sobre a cotação de fecho da TNT Express no dia da primeira tentativa.
O esforço justificar-se-á pelo que a compra da TNT Express poderá trazer para a UPS. Desde logo, a possibilidade de fazer frente à DHL no mercado europeu, e em particular na Holanda, claro, mas também no Reino Unido, em França e mesmo na Alemanha.
Juntas, as duas companhias representam um volume de negócios de 59 mil milhões de dólares. Desses, 36% são realizados fora dos EUA.
Os responsáveis da UPS prevêem sinergias anuais de entre 526 e 723 milhões de dólares, resultantes da integração das operações. Mas para isso será necessário despender 1,3 mil milhões de dólares num prazo de quatro anos.