A Câmara de Vila Nova de Gaia vota segunda-feira o lançamento do concurso para a primeira fase do primeiro corredor metrobus do concelho.

Em causa está, no imediato, um troço na Avenida Vasco da Gama (EN 222), estruturante na rede viária concelhia, entre a Avenida D. João II e os Arcos do Sardão.  O corredor metrobus será depois prolongado até à rotunda de Avintes e, por fim, uma terceira fase, até Lever.

Para já o investimento estimado ascende a 3,8 milhões de euros. Serão criados vias e estações dedicadas em ambos os sentidos da via, onde poderão circular apenas os autocarros do sistema e veículos e bicicletas eléctricas. Os autocarros serão novos e terão uma capacidade média de 130 passageiros. O sistema de bilhética será o Andante.

Os sistemas metrobus têm a vantagem de combinarem a velocidade e capacidade dos metros com os baixos custos, simplicidades e flexibilidade das linhas de autocarros, sublinha a autarquia gaiense, que lembra a existência deste sistemas em mais de 200 cidades de todo o mundo.

Para V.N. Gaia,o Executivo camarário tem a visão de criar uma rede de corredores metrobus. Os próximos seriam entre Grijó e Santo Ovídio e na Avenida do Atlântico (Madalena).

 

Tags:

Comments are closed.