As câmaras municipais do vale de Chamonix (Servoz, Les Houches, Vallorcine e Chamonix), em França, vão proibir, a partir de Julho, a circulação de pesados que não cumpram as normas europeias de emissões de poluentes Euro V e Euro VI (as mais recentes).

A interdição de circulação de pesados de mercadorias será total, independentemente da classe Euro, quando se verifiquem picos de poluição.

O objectivo dos municípios do vale de Chamonix é acelerar a transferência modal das cargas, da rodovia para a ferrovia, e pressionar o cumprimento do calendário na sequência do anúncio do arranque, em 2016, das obras da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Lyon e Turim e a criação da respectiva sociedade gestora TELT (de Tunnel Euralpin Lyon Turin).

A medida é também uma resposta das comunidades locais ao desvio de pesados de mercadorias do túnel do Monte Branco (ali vizinho).

A decisão segue de perto o exemplo de Paris, que já havia anunciado pretender proibir a circulação dos veículos pesados mais poluentes na cidade-luz a partir de Julho.

Até 2020, também os veículos de distribuição local terão de cumprir com as novas regras de limites de circulação.

 

Os comentários estão encerrados.