O governo espanhol deverá aprovar na próxima terça-feira o projecto de expansão Norte do porto de Valência, num investimento público-privado de 1,6 mil milhões de euros.
O projecto, que tem conhecido avanços e recuos, compreende, no essencial, a construção de um terminal de contentores e do maior terminal ferro-portuário da Península Ibérica.
O investimento público previsto é agora de 660 milhões de euros (foi revisto em alta em mais de 20%, por causa dos atrasos e da conjuntura). Já a MSC deverá investir cerca de mil milhões de euros (valor sujeito também a revisão).
Quando concluído, o novo terminal de contentores ocupará uma área de 137 hectares, disporá de uma frente de cais de 1 970 metros, com fundos de -20 metros, e terá uma capacidade de cinco milhões de TEU. Poderá receber os porta-contentores Megamax de última gerações, de +24 mil TEU, e, mais, todos os seus equipamentos de movimentação de cargas serão eléctricos ou a hidrogénio, reduzindo a zero as emissões poluentes.
Já o terminal ferro-portuário disporá de seis linhas de mil metros de extensão e terá capacidade para movimentar 305 mil TEU/ano.
O porto de Valência é número um na Península Ibérica e o quarto da Europa na movimentação de contentores e está a laborar perto dos níveis de saturação. A ideia é, portanto, crescer, mas desviar o encaminhamento das cargas da rodovia para a ferrovia, por questões ambientais e de congestionamento.
Valência e a MSC têm outra parceria adiada, na nova Zona de Actividades Logísticas. Tal como a expansão Norte, também esta obra tem sido muito contestada localmente, o que levou o grupo helvético a anunciar a desistência do investimento. Mas, afinal, o caso ainda poderá ser revertido.
Espanha sempre à frente de Portugal também nos contentores por culpa exclusiva de Costa e de Galamba, agora no porto de Valência que volta ganhar na concorrência face a Sines. Eles vão ampliar outra vez e ficarão cada vez maiores e nós perdemos definitivamente o Vasco da Gama ! …