O Porto de Valência vai avançar para o concurso de construção do novo terminal de contentores, que será explorado pela TIL (Grupo MSC) e duplicará a capacidade do porto.
Apesar da oposição do alcaide de Valência, a administração do porto aprovou o projecto de construção do novo terminal de contentores do Molhe Norte, A partir daqui, o objectivo é lançar o concurso durante o primeiro trimestre de 2023 e outorgar a obra até ao final do ano.
Se tudo correr, finalmente, como previsto, a primeira fase do novo terminal, com uma frente de cais de mil metros., deverá estar operacional num prazo de 24 meses. 58 meses é o tempo previsto para a conclusão do projecto.
O novo terminal de contentores de Valência ocupará uma área de 137 hectares, disporá de uma frente de cais de 1 970 metros, com fundos de -20 metros, e terá uma capacidade de cinco milhões de TEU.
O investimento previsto é agora de 1,54 mil milhões de euros, mas a manter-se a carestia actual é provável que a factura suba (já subiu 140 milhões, de 400 para 540 milhões, na parte do investimento público).
Decidido que esteja o concurso de construção, a administração portuária de Valência retomará o processo de concessão com a TIL.
O novo terminal será auto-suficiente em termos energéticos e de emissões zero, com 98% de equipamentos eléctricos (e os 2% restantes movidos a hidrogénio) e o abastecimento dos navios porta-contentores a partir de terra, com energia proveniente de fontes 100% renováveis.
Numa clara aposta na intermodalidade, o terminal disporá ainda de uma plataforma ferroviária com seis linhas de mil metros de extensão, com capacidade para movimentar 305 mil TEU/ano.