O mercado português de camiões caiu mais 27% em Maio e com isso passou a acumular uma perda homóloga de 8,3%. A Volvo reforçou a liderança.
De acordo com a ACAP, em Maio matricularam-se 286 camiões, menos 96 do que no mesmo mês do ano passado. Na soma dos primeiros cinco meses, contaram-se agora 1 655 matrículas, contra 1 805 há um ano.
A Volvo voltou a ser a marca mais vendida, com 65 unidades (mais 41,3% em termos homólogos) e com isso distanciou-se mais da Mercedes (33 matrículas, menos 31,3%), que viu aproximar-se a Scania, a crescer 6,1% com 52 registos.
Em forte alta continuou a Ford. Em Maio triplicou as vendas para 30 unidades e com isso cimentou o quarto posto do ranking.
O pior resultado do mês foi da MAN, com apenas cinco matrículas, muito longe das 96 de há um ano, quando foi a marca mais vendida. Em perda estiveram também a Renault Trucks (menos 63,2%, 28 vendas) e a Iveco (menos 31,6%, 26).
A DAF atingiu 21 vendas, contra as 11 do mesmo mês de 2021.
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2022, a Volvo lidera com 351 unidades (+51,3%), seguida da Mercedes com 253(-24,9%) e da Scania com 21 (+39%). A Ford é quarta com 200 matrículas (+124%).
Iveco, DAF e Renault Trucks seguem-se, por esta ordem, com 151 (-3,8%), 147 (-21%) e 138 (41,3%) matrículas, respectivamente.
A MAN está longe, com 82 registos (-71,9%), seguindo-se a Fuso e a Isuzu, com 58 e 52.