Terça-feira, Janeiro 19, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Empark anuncia 100 postos de carregamento

    Empark anuncia 100 postos de carregamento

    CV Interilhas freta catamarã para Cabo Verde

    Cabo Verde insatisfeito com a CV Interilhas

    DHL Express compra mais oito B777 Freighter

    BNDES poderá entrar no negócio da compra da TAP

    TAP propõe dispensar apenas 458 pilotos

  • Opinião
    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

    E se a carga votasse?

    Os ciclos do Shipping numa tempestade perfeita

    Transtejo – A gestão do desprezo

    Shipping – Previsões de mercado

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Empark anuncia 100 postos de carregamento

    Empark anuncia 100 postos de carregamento

    CV Interilhas freta catamarã para Cabo Verde

    Cabo Verde insatisfeito com a CV Interilhas

    DHL Express compra mais oito B777 Freighter

    BNDES poderá entrar no negócio da compra da TAP

    TAP propõe dispensar apenas 458 pilotos

  • Opinião
    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

    E se a carga votasse?

    Os ciclos do Shipping numa tempestade perfeita

    Transtejo – A gestão do desprezo

    Shipping – Previsões de mercado

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Venda de porta-contentores usados em níveis recorde

por T&N
13/09/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A venda de navios porta-contentores em segunda mão nos primeiros oito meses de 2017 totalizou 0,75 milhões de TEU, de acordo com a Clarksons Research. Aquele volume bate o anterior recorde de 0,64 milhões de TEU, estabelecido no período homólogo de 2015.

Hanjin

Março de 2017 viu um novo recorde total mensal ser atingido. O volume desse mês foi equivalente a cerca de 40% do total dos 12 meses de 2016. Em termos de capacidade em TEU, as vendas de navios porta-contentores usados aumentaram mais de 60% de Janeiro a Agosto face ao total de 2016.

Por segmentos, as vendas de navios usados tiveram os aumentos mais significativo na faixa dos 3 000-8 000 TEU. A tonelagem deste segmento atingiu 400 000 TEU (260 000 TEU de panamaxes clássicos e 130 000 TEU de wide beam) nos primeiros oito meses de 2017, contra 120 000 TEU em todo o ano passado.

Na faixa de capacidade de 8000 TEU ou mais, a Clarksons Research registou a transacção de navios com uma capacidade conjunta de 180 000 TEU entre Janeiro e Agosto de 2017.

De acordo com a consultora, se a taxa de vendas de usados registada nos primeiros oito meses se mantiver no resto do ano, o volume de vendas de navios porta-contentores em segunda mão representará perto de 6% da frota existente no início de 2017. Essa percentagem compara com uma média anual inferior a 3% em entre 2000 e 2016.

Canal do Panamá e falência da Hanjin ajudam a explicar

A Clarksons Research indica que “uma série de factores ajudaram a impulsionar os volumes” de compra e venda de porta-contentores usados para níveis recordes.

“A abertura das novas eclusas no Canal do Panamá levou a que os panamaxes clássicos se tornassem excedentários para os requisitos dos seus proprietários, ao mesmo tempo que o colapso financeiro da companhia sul-coreana Hanjin Shipping também deu ímpeto ao mercado de compra e venda (os vendedores coreanos contabilizaram 23% da capacidade de porta-contentores vendida de segunda mão em 2017 até agora)”, explica a nota da consultora.

As dificuldades por que muitos activos financiados pela KG na Alemanha passaram nos últimos anos também têm apoiado a actividade de compra e venda. “53% da capacidade transaccionada desde o início de 2013 foi vendida por armadores alemães”, de acordo com a Clarksons Reasearch.

“Enquanto isso, a crescente maturidade do sector de porta-contentores como um todo apoiou a evolução de um mercado de compra e venda com mais liquidez, e, claro, o rápido crescimento da frota de porta-contentores até a marca de 20 milhões de TEU também ajudou”, conclui a consultora sediada em Londres.

 

 

 

Tags: Clarksons Researchporta-contentores

Notícias Relacionadas

Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Encomendas de porta-contentores em mínimos

30 de Julho, 2020
Drewry estranha ausência de cortes na oferta na época baixa
Marítimo

Navios andam cada vez mais devagar

14 de Julho, 2020
Carteira de encomendas dos estaleiros cai para 2,3 anos
Marítimo

Encomendas de navios novos em mínimos

10 de Julho, 2020
A seguir
Bruxelas prolonga até 3 de Março candidaturas ao CEF

CEF Transportes praticamente sem dinheiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

Empark anuncia 100 postos de carregamento

Empark anuncia 100 postos de carregamento

19 de Janeiro, 2021
CV Interilhas freta catamarã para Cabo Verde

Cabo Verde insatisfeito com a CV Interilhas

19 de Janeiro, 2021

DHL Express compra mais oito B777 Freighter

19 de Janeiro, 2021
BNDES poderá entrar no negócio da compra da TAP

TAP propõe dispensar apenas 458 pilotos

19 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade