Em Abril matricularam-se na UE-27 20 581 pesados de mercadorias de +16 t, mais 52% que há um ano. Desde Janeiro são já 78 624, uma subida homóloga de 62%, divulgou a ACEA.
Em Abril, a Alemanha, o principal mercado, cresceu 32% (para as 5 283 matrículas), enquanto a França avançou 48% (3 460) e o Reino Unido chegou aos 73% (2 361). Em Espanha matricularam-se 1 129 (mais 33%) enquanto na Holanda chegou-se aos 1 188 (mais 62%).
Números bem mais gordos, em termos relativos, apresentaram os novos estados-membros. A Polónia cresceu 111% e já valeu 1 213 matrículas. A Bulgária avançou 400%, a Estónia 321%, a Lituânia 436%, a Eslovénia 176%.
Em Portugal, em Abril matricularam-se 246 pesados de mercadorias de +16 t, o que representou uma subida homóloga de 72%. A Grécia foi o único mercado em recessão, com uma quebra de 3% para as 29 unidades.
Desde o início do ano, na Alemanha já se matricularam 19 860 veículos de +16 t (mais 51%) e em França foram 13 369 (mais 6%). O Reino Unido chegou aos 8 543 (mais 80%) e Espanha aos 5 043 (mais 41%). Espanha avançou 41% para os 5 043 registos e a Bélgica 58% para os 3 182.
A Polónia já soma 4 601 matrículas (mais 132%), e a República Checa, a Hungria, a Roménia e a Eslováquia já superaram a fasquia das mil unidades, com crescimentos homólogos entre os 100% e os 150%.
Portugal contabiliza 959 pesados de mercadorias de +16 t, número que compara com os 617 de há um ano (mais 55%). Nos antípodas está a Grécia, com uma quebra acumulada de 46% para apenas 116 veículos matriculados.