Nos primeiros quatro meses do ano venderam-se em Portugal 548 pesados de mercadorias, menos 55,8% que os 1 241 registados há um ano. Em Abril, a quebra atingiu os 75,8%, com apenas 80 matrículas.
A MAN foi a marca líder em Abril e a que menos perdeu em termos homólogos: registou 23 veículos, menos 11,5% que há um ano (26). Seguiram-se-lhe a Renault Trucks e a DAF, ambas com 11 matrículas e ambas com perdas homólogas de mais de 80%: 82,5% no caso dos franceses, 84,9% no dos holandeses.
Seguiram-se a Mercedes, com dez registos (menos 67,7%), a Scania, com nove (menos 71%), a Mitsubishi, com sete (menos 75%) e a Volvo, com quatro (menos 88,1%). A Iveco apenas matriculou um camião (menos 96,7%).
A Renault Trucks mantém a liderança do mercado nacional de pesados, com um acumulado de 104 matrículas, a perder 56,5% face ao conseguido no mesmo período de 2011 (239 registos).
A MAN subiu ao segundo posto, com um total de 89 veículos, a perder 23,9% em termos homólogos (117 registos). A Volvo caiu para o terceiro lugar do ranking, com 74 unidades, menos 54% que as 161 de há um ano.
Apesar do mau resultado de Abril, a Iveco é ainda a marca que menos perde na comparação com o ano transacto: 8,1%, com 68 matrículas (74), que lhe garantem o quarto lugar no mercado. À frente da DAF (que lidera as perdas, com -72,9% face aos 199 de há um ano) e da Scania (perde 65,4% relativamente a 156), ambas com 54 camiões matriculadas.
A Mercedes é sétima, com 51 registos (menos 70,7% que os 174 homólogos), e a Mitsubishi oitava, com 35 (contra 58, ou menos 39,7%).
Nos autocarros, em Abril matricularam-se 30 pesados de passageiros, menos dois, ou 6,3%, que os registados há um ano. A Mercedes matriculou 21 e lidera destacada o mercado, com 59 unidades (num total de 141), apesar de estar a perder 23,4% (contra 15,6% do mercado). Seguem-se-lhe a MAN e a Volvo, destacando-se a marca sueca por estar a crescer 60% em termos homólogos.