Depois do salto de Dezembro, explicado pela antecipação de compras pela entrada em vigor do Euro 6, as vendas de camiões em Portugal voltaram a crescer muito (58,8%) em Janeiro, tendo atingido as 281 unidades.
A liderar o mercado esteve a MAN, com 64 registos, um ganho de 166,7% face ao conseguido no ano passado. Seguiram-se a Mercedes, com 49 matrículas (mais 113%), a Renault Trucks e a Scania, ambas com 38 (mas enquanto a marca “francesa” perdeu 2,6%, a sueca ganhou 137,5%).
A Volvo, que no ano passado ganhou “ao sprint” a liderança do mercado nacional de pesados de mercadorias, teve em Janeiro o pior resultado homólogo, entre as principais marcas, com uma quebra de 36,5%. Ainda assim, registou 33 camiões.
De acordo com os dados da ACAP, Iveco e Toyota matricularam 19 pesados cada (mais 280% e mais 375%, respectivamente), enquanto a Mitsubishi duplicou as vendas para 14 camiões. A Isuzu registou quatro unidades (nenhuma há um ano) e a DAF ficou-se pelas três (menos 57,1%).