Em Maio foram matriculados em Portugal 555 camiões, mais 88,1% que os 295 de há um ano, anunciou a ACAP. A MAN liderou as vendas.
Só a Scania destoou no crescimento das vendas de camiões em Abril. A marca sueca recuou 11,5% em termos homólogos, tendo matriculado apenas 46 pesados de mercadorias.
A MAN também se destacou, mas pela positiva, ao crescer de seis matrículas, há um ano, para 99 agora (um salto de 1 550%). E com isso foi a marca mais vendida em Maio.
Perto ficou a Volvo, com 85 matrículas (mais 30,8%). A Mercedes-Benz fechou o pódio com 64 registos (mais 68,4%).
Seguiram-se-lhes e Renault Trucks com 58 matrículas (+107,1%), a DAF com 54 (+157,1%) e a Iveco com 52 (+92,6%).
Ainda à frente da Scania quedou-se a Ford (47 matrículas, +56,7%). Atrás, à distância, mas a crescerem-se, ficaram-se a Isuzu (26, +160%) e a Fuso (23, +35,3%).
Com os ganhos de Maio, o mercado nacional de camiões passou a crescer 46,6% no balanço dos primeiros cinco meses do ano, com 2 515 vendas registadas (1 716 há um ano).
A Volvo continua a liderar, com 445 matrículas (+26,8%), agora à frente da Mercedes-Benz (379, +39,3%), que ultrapassou a Scania (364, +64%).
Com o resultado de Maio, a MAN galgou várias posições no ranking acumulado e passou a ocupar o quarto lugar com 274 vendas (+207.9%), à frente da Iveco (254, +46%) e da Renault Trucks (243, +76,1%).
Isoladas, a Ford (205 registos, +2,5%) e a DAF (165, +6,5%) são as marcas que menos crescem entre as principais.
Completam o ranking, a Fuso (93 matrículas, +57,6%) e a Isuzu (84, +61,5%).