No primeiro trimestre, matricularam-se em Portugal 832 pesados de mercadorias. Mais 24,6% que os 668 registados no período homólogo anterior. A Iveco lidera mas tem a Scania muito perto.
A marca italiana cresce 103,7% em termos homólogos, tendo passado de 81 para 165 matrículas. Já a insígnia sueca avança 92,5% para os 154 registos (80 há um ano).
A alimentar o crescimento do mercado está também a DAF, que mais do que quadruplica as vendas (sobe 322,7%), de 22 para 93 matrículas. A Renault Trucks cresce 31,1% (de 61 para 80 unidades) e a Toyota 24% (de 25 para 31).
Em sentido contrário, e entre as principais marcas, a MAN recua 14,7% e soma 122 matrículas, a Volvo cede 10% para os 99 veículos e a Mercedes cai 43,6% para 57 unidades.
Em Março, o mercado nacional de camiões somou 257 matrículas (mais 22,4% em termos homólogos). A MA liderou as vendas, com 56 registos (mais 100%), seguida da Scania com 55 (mais 139,1%). E ambas se aproximaram da Iveco, que cedeu 5,6% e se ficou pelos 34 registos. A Volvo contou 33 (menos 32,7%), a DAF 28 (mais 86,7%) e a Mercedes 24 (menos 25%).