Em Abril, as vendas de camiões em Portugal quase quadruplicaram, em termos homólogos, e o quadrimestre fechou com um ganho acumulado de 54%.
Em Abril, de acordo com os dados da ACAP, as vendas de camiões pelos representantes oficiais da marca totalizaram 345 unidades, contra 90 há um ano.
A Mercedes-Benz foi a marca mais vendida (66 veículos, contra zero em Abril de 2020) e com isso reforçou a liderança do mercado.
Num mês muito positivo, a MAN foi segunda, com 54 registos (+125%), à frente da Volvo, com 42 (+100%), e da Scania, com 41 (+1950%).
Seguiram-se no ranking a Iveco, com 37 matrículas (+95%), a Renault, com 34, e a DAF e a Ford, ex-aequo, com 22 vendas, sendo que a primeira cresceu 633% e a segunda 1000%.
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a ACAP contabilizou 1 413 matrículas de pesados de mercadorias, contra 917 no mês homólogo de 2020.
A Mercedes-Benz é líder destacada, com 289 matrículas e uma quota de mercado global de 20,5% (8,7% há um ano). Seguem-se a MAN (196 vendas), Volvo (186), DAF (175), Renault (159), Iveco (119) e Scania (110).
Ford (79), Fuso (54) e Isuzu (43) fecham, na prática, as contas do mercado português.
Scania é líder nos autocarros
A onda positiva sentiu-se também nos autocarros, que passaram de 16 matrículas, há um ano, para 82 neste Abril, e com isso levaram o mercado para terreno positivo no acumulado de Janeiro a Abril.
Scania, com 50 matrículas, e MAN, com 29, praticamente monopolizaram as vendas de Abril.
Com isso, os suecos ascenderam ao primeiro lugar no ranking de 2021, com 81 registos (14 há um ano), à frente da MAN, com 69 (96), da Mercedes-Benz, com 35 (64), e da Volvo, com 12 (cinco).
Nos primeiros quatro meses de 2021, foram matriculados 223 autocarros, mais 11, ou 5,2% que há um ano.