O grupo francês Veolia Environnement anunciou a intenção de desinvestir nos transportes para se concentrar nos negócios core do abastecimento de água, resíduos urbanos e energia.
O grupo irá, por isso, sair da estrutura do capital da Veolia Transdev, onde detém 50%, a par da Caísse des Dépôts, na sequência do processo de fusão entre a Veolia Transport e a Transdev.
O desinvestimento deverá acontecer no decurso do próximo ano. A dispersão do capital em Bolsa é uma das possibilidades, cumprindo aliás com o objectivo já anunciado de cotar a empresa. Em alternativa, e caso as condições do mercado não o permitam, haverá que encontrar novos investidores.
No comunicado emitido a propósito, a Veolia apenas refere uma “recomposição da estrutura accionista da Veolia Transdev em concertação com a Caísse des Dépôts”. A participação da Veolia está avaliada em cerca de 3,7 mil milhões de euros.
A Veolia Transdev é um dos maiores operadores mundiais de transportes públicos. No ano passado, o seu volume de negócios atingiu os oito mil milhões de euros. A sociedade emprega 119 mil pessoas em 28 países, incluindo Portugal.
Por cá, a Veolia Transdev opera no transporte rodoviário de passageiros (onde entrou mediante a compra do grupo Caima, primeiro, e do grupo Joalto, mais recentemente), tendo também já operado o Metro do Porto. A empresa assume-se candidata às concessões/privatizações que o Governo quer promover.