A Veolia está em conversações exclusivas com um potencial comprador da sua posição de 50% na Veolia Transdev. O fundo Cube Infrastructure, controlado pelo banco Natixis, é apontado como o candidato.

Os responsáveis da Veolia pretendem concluir o negócio até ao final do ano. A venda da posição na Veolia Transdev permitirá cortar 900 milhões de euros na dívida líquida do grupo (que atingiu no final de 2011 os 14,7 mil milhões de euros).

O negócio poderá, todavia, ser feito em várias etapas. Segundo a imprensa gaulesa, o fundo do banco francês Natixis terá oferecido o melhor preço, mas pretenderá começar por comprar uma posição minoritária, de cerca de 20%. No limite, a Caísse des Dépôts, que detém os restantes 50% da Veolia Transdev, poderá aumentar a sua posição.

A Veolia Transdev opera em perto de uma trintena de países em todo o mundo. Em Portugal é o segundo maior operador privado de transporte rodoviário de passageiros (só superado pelo grupo Barraqueiro) e assume-se como candidato à privatização/concessão dos serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, ferroviários e fluvial.

Comments are closed.