As empresas que utilizam o Método 2 para verificarem o peso bruto dos contentores no âmbito da Convenção Solas (VGM) têm até 30 de Junho para renovarem as credenciações.
No contexto da pandemia Covid-19, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) decidiu prolongar a validade das credenciais actuais das entidades que utilizam o Método 2 para a verificação do peso bruto dos contentores (VGM).
Na impossibilidade da realização das auditorias externas previstas para a renovação das credenciações, o IMT comunicou que:
“1 – Os carregadores e as empresas que fazem a consolidação de cargas em contentores e que integram o registo das entidades credenciadas para utilizar o Método 2, deverão comunicar ao IMT, I.P., através do endereço electrónico pesagemdecontentores@imt-ip.pt a impossibilidade de ser realizada a referida auditoria, indicando que se comprometem a manter os requisitos que têm permitido a manutenção da credenciação.
“2 – O IMT, I.P. considerará as comunicações apresentadas e dará o prazo até 30 de Junho de 2020 para a apresentação da documentação comprovativa que o Método 2 está a ser utilizado nas situações previstas no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 51/2016, de 23 de Agosto, emitida por organismos habilitados.