A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 7,15 milhões de euros em 17 autocarros para assumir, a partir de 2025, o serviço público de transporte urbano de passageiros.
A compra dos 17 autocarros eléctricos decorre da decisão de avançar para a internalização do serviço de transporte público (actualmente concessionado), justificada pelos resultados custo-benefício de um estudo económico-financeiro encomendado pela autarquia.
O estudo, apresentado pela vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, na reunião que votou a compra dos autocarros, conclui que “os cenários [de continuidade da concessão ou de internalizar o serviço na Câmara] são favoráveis para o município se assumir como operador interno, com ou sem financiamento” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A opção mais vantajosa para o município será (…) a de internalizar a operação e recorrer ao co-financiamento do PRR”, refere o estudo preliminar a que a “Lusa” teve acesso.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, salientou que “as condições de partida” para a elaboração do estudo custo-benefício do serviço de transportes “são as mesmas para a opção de internalização do serviço, como de continuidade da concessão”.
O autarca socialista sublinhou que “os dados que permitiram a realização do estudo foram fornecidos pelo actual operador”, adiantando ser uma “evidência clara que, em qualquer circunstância, o esforço financeiro do erário publico é sempre inferior em 50%”.
Luís Nobre garantiu que a decisão de internalizar o serviço de transportes urbanos “não é contra ninguém” (referindo-se ao operador que detém a concessão), mas “pelos vianenses e pelo ambiente”, indo ao encontro “da estratégia de descarbonização” defendida pela autarquia.
O actual contrato de concessão do serviço público de transporte colectivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, em 2015, e termina em Setembro de 2025.
A autarquia vianense propõe-se “é continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os seus munícipes, mantendo as sete linhas já existentes, desenvolvendo e melhorando-o com a criação de duas novas linhas e com a modificação de uma das já existentes”.
O concurso público para a compra de autocarros eléctricos prevê a aquisição de 10 autocarros standard, cinco midi e dois mini.
Em Junho, a Câmara de Viana do Castelo alterou o mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.