Pela segunda vez, um navio foi abastecido de GNL no porto de Viana do Castelo. De novo, tratou-se de um navio da Baleària, acabado de transformar na West Sea.
A APDL assegurou ontem, no porto de Viana do Castelo, o abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) ao ferry “Martín i Soler”, da Baleària.

O navio, de 165 metros de comprimento e capacidade para 1 200 passageiros e cerca de 560 veículos, está desde Novembro do ano passado nos estaleiros navais da West Sea para reconversão a GNL (com a instalação de um tanque de 360 m3, adaptação dos motores e casa das máquinas) e modernização.
A operação de abastecimento foi concertada entre a APDL, a West Sea, a Baleària, a Marmedsa (agente de navegação) e a ESK (empresa especialista em transporte de gases liquefeitos e criogénicos), e todas as demais entidades requeridas numa operação desta natureza.
A primeira vez que a APDL garantiu, em Viana do Castelo, o abastecimento de GNL a um navio foi em Julho do ano passado. Tratou-se então do ferry Sicilia, também da Baleària, e que também foi reconvertido nos estaleiros da West Sea.
Desde 2018 que a APDL está preparada para realizar operações de bunkering de GNL, suportada nas melhores práticas e recomendações internacionais e nacionais, no seguimento das orientações do Quadro de Acção Nacional para a Criação de uma Infraestrutura para Combustiveis Alternativos, que fixou a meta de 2025 para que os portos nacionais tenham a capacidade de fornecer GNL aos navios.