A Transcunha venceu o concurso para a concessão dos transportes urbanos de Viana do Castelo e promete praticar os preços mais baixos do País. A partir de 1 de Janeiro e por um período de dez anos.
“Vamos praticar as tarifas mais baixas do país. Em média, a nível nacional, os passes são 34% mais caros e, os bilhetes 24%”, afirmou Ivo Cunha, dirigente a empresa, durante a assinatura do contrato de concessão entre a Transcunha (Grupo Avic) e a Câmara de Viana do Castelo, citado pela “Lusa”.
O preço dos bilhetes oscilará entre 1 e 1,35 euros, e os passes entre os 19 e os 25,9 euros, se incluir as quatro áreas abrangidas pela nova concessão, cujo serviço operará entre as 7 horas e a uma da madrugada.
A concessionária propõe-se ainda praticar tarifas sociais com desconto para reformados e pessoas com mobilidade reduzida e disponibilizará passes flexíveis, com os quais o utente é que traçará o circuito que melhor lhe convém.
Ivo Cunha anunciou ainda criação de um novo título de transporte, “O Único”, que será implementado em toda a frota da rede urbana e interurbana, através do sistema integrado de bilhética sem contacto.
A empresa, há mais de 80 anos no sector, colocará “novas viaturas em todas as linhas e um autocarro eléctrico no centro histórico”, acrescentou.
Tudo isto sem custos para o município, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, uma vez que o concessionário será apenas remunerado pelas receitas da bilhética.
José Maria Costa disse que o serviço proposto “vem ao encontro das aspirações do município”, por incluir “mais 16 quilómetros de rede”, com “mais população servida pelas novas linhas de transportes”, através dos “novos circuitos urbanos”, criados nas freguesias de Areosa, Meadela, e Darque.
Com o novo serviço prevê-se “um aumento da população servida a 330 metros da rede, de 59% para 73%, estimando-se que 92% da população a 660 metros da rede ficará igualmente servida”, acrescentou o autarca.
O concurso para a concessão dos transportes urbanos de Viana do Castelo por um período de dez anos foi lançado em Novembro do ano passado. Além da Transcunha concorreu a Ovnitur, de Ponte de Lima.