A Termavi, concessionária do terminal de contentores de Vigo, aguarda para dentro de um mês a chegada de duas novas gruas panamax, que elevarão para seis o número de pórticos de cais disponíveis no porto galego.
O investimento, orçado em cerca de três milhões de euros, foi, naturalmente, decidido antes de, há poucas semanas, ser conhecida a decisão da Maersk Line de transferir as suas actividades para o porto de Marin.
O reforço da capacidade do terminal de contentores de Vigo é visto pela autoridade portuária, citada nos media locais, como uma reafirmação do empenho da concessionária em melhorar a performance e, logo, captar/fixar tráfegos.
As gruas panamax são especialmente vocacionadas para operarem navios feeder, que são cada vez maiores. O porto galego dispõe, todavia, de um pórtico de cais super-pós-panamax.
O investimento nas novas gruas inscreve-se no plano de ampliação e modernização do terminal de contentores empreendido pela Termavi, no decurso do aumento da área concessionada para a casa dos 180 mil metros quadrados.
A concessionária aposta em criar em Vigo um terminal de contentores do século XXI, com capacidade para movimentar 350 mil TEU/ano. No ano passado fixou-se pelos 197 mil.