A francesa VIIA inaugurou uma auto-estrada ferroviária entre o porto de Calais e Turim (terminal de carga de Orbassano). O serviço poderá estender-se ao Reino Unido, pela Mancha.

VIIA liga  Calais e Turim com extensão ao Reino Unido

O novo serviço ferroviário de auto-estrada ferroviária é operado pela Fret SNCF no trajecto francês e pela Mercitalia (a divisãp de carga dos Caminhos de Ferro italianos) no lado transalpino.

Nesta fase inicial, a oferta conta três viagens de ida e volta por semana entre Calais e Orbassano. O tempo de trânsito para percorrer os 1 150 quilómetros da rota é de 18 horas. Quando estiver totalmente operacional, a nova auto-estrada ferroviária Calais-Turim oferecerá duas viagens de ida e volta por dia.

O serviço, aberto a todos os tipos de semi-reboques, economizará cerca de 1,2 toneladas de CO2 por semi-reboque por viagem, o equivalente a de 37 200 toneladas de CO2 por ano.

Além disso, está proposta uma ligação da AE ferroviária a serviços de ferry em Calais para conectar com o Reino Unido, permitindo o transporte de semi-reboques não acompanhados directamente entre Itália e Grã-Bretanha, er vice-versa, através de França.

“Esta nova ligação junta-se ao serviço já existente para Espanha. É o culminar dos esforços da equipa da VIIA, mas também o porto de Calais e da Fret SNCF, e uma excelente notícia para o desenvolvimento do transporte de semi-reboques em modo não acompanhado na Europa”, refere, citado em comunicado, Thierry Le Guilloux, presidente da VIIA.

 

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*